domingo, 30 de dezembro de 2012

Cinema

Será que vocês vão ter paciência para um enorme post sobre cinema? Espero que sim! :-)
Bom, vi 3 filmes bem interessantes semana passada.
O primeiro foi O IMPOSSÍVEL (THE IMPOSSIBLE), que mostra, com todos os detalhes, o que aconteceu com uma família de pai, mãe e 3 crianças ao serem arrastados pela tsunami de 2006, na Tailândia. Mas, assim, o filme mostra com todos os detalhes. São minutos de extrema agonia acompanhando a personagem de Naomi Watts tentando não se afogar, chegar até o filho mais velho ou sobreviver em um hospital super-lotado.
Confesso que fiquei muito aliviada quando o filme acabou. Porque já não aguentava mais tanto sofrimento. Fora que saí do cinema querendo ir direto me matricular numa escola de natação para aprender a nadar o quanto antes!
Concordo em parte com uma amiga que diz que esse é, quase, um filme para TV sobre sobreviventes de uma tragédia. Mas acho que ao ter o elenco que tem, Ewan McGregor e Naomi Watts, além de uma ponta emocionante de Geraldine Chaplin, a história ganha maior destaque. E nos faz pensar, e pensar muito, que nós, humanos, temos força nenhuma contra a Natureza. E, apesar de muito frágil, a nossa vida pode encontrar uma força enorme frente às adversidades. Gostei. Foi uma experiência angustiante mas gostei.


Quando cheguei em casa resolvi baixar um filme que sempre tive vontade de ver: O SENTIDO PERFEITO (THE PERFECT SENSE), com Eva Green e Ewan McGregor. Sim, sim, Ewan é um de meus atores prediletos. rsrs
A história é sobre uma doença misteriosa, sem causa aparente, que faz a população do mundo sofrer alterações de humor fortíssimas mas por períodos determinados de tempo e, em seguida, perdemos um dos sentidos. Em meio a isso tudo, o personagem de Ewan (chef em um restaurante) conhece a personagem de Green (epidemiologista tentando entender a doença e, não, ela não me convenceu como cientista) e se apaixonam. 
Óbvio que o filme é uma metáfora sobre o amor romântico. E, claro, cada um que assistir vai achar uma coisa. Eu acho que, apesar de terminar de forma sombria, a história é esperançosa. Não vou comentar mais. Assistam. Foi um dos filmes mais legais que vi esse ano.


Ang Lee é um dos meus diretores prediletos. São dele filmes tão diferentes quanto RAZÃO E SENSIBILIDADE, CAUTION LUST, O TIGRE E O DRAGÃO, BROKEBACK MOUNTAIN e HULK, aquele com Eric Bana. 
Mas, acho, que todos eles têm uma coisa em comum que é a benevolência - generosidade mesmo - com a nossa condição humana de seres falhos tentando viver em um mundo hostil e da melhor forma possível.
Pois bem, esse AS AVENTURAS DE PI (LIFE OF PI) é bem um resumo disso, só que, dessa vez, o tema de fundo é a fé. 
(Claro que eu não acho que a fé seja apenas uma forma mais generosa de olharmos para o mundo, como um filtro de foto de Instagram, por assim dizer. Acho que a questão de acreditar é mais profunda do que a da mera escolha. Mas, sim, a fé também é isso.)
O filme é contemplativo em alguns momentos, afinal, Lee é chinês. E os filmes chineses são repletos de momentos assim, como nas muitas sequências de espaços com água refletirem como espelho o céu. Visualmente PI é perfeito. Fora que o elenco foi muito bem escolhido. Gerard Depardieu aparece em uma única cena, e como foi importante que ele tenha sido escolhido para interpretar o cozinheiro, principalmente quando escutamos algo já no final do filme.
Tirando o final extremamente simplista, o filme é uma experiência cinematográfica muito interessante. 
Aliás, o final me lembrou de DESEJO E REPARAÇÃO, que tem na escolha da narrativa do que vivemos uma forma de salvação ou redenção. Só que no filme baseado no livro de Ian McEwan a discussão é bem mais profunda e nos deixa com um gosto amargo na boca. Sinto que isso faltou no filme de Ang Lee.



Notinha: o autor de LIFE OF PI, Yann Martel foi acusado de plagiar uma história do nosso Moacyr Scliar. Pelo o que andei lendo a coisa foi séria. E resultou em uma conversa entre os dois autores e com Martel tendo feito, depois da descoberta do "plágio", uma dedicatória ao nosso autor. Confesso que isso tirou grande parte de minha vontade em ler o livro do indiano. Vou comprar o de Scliar agora. :-)

Um comentário:

  1. Meninas, fiz um post sobre os dois últimos filmes que assisti nos cinemas (que, por coincidência, foi Pi e O impossível). Como depois lembrei desse post de vocês, linkei esse post no meu, ok?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...