segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Filmes para o fim do mundo...

Já que a piada do ano é o suposto final do mundo no dia 21 de dezembro, esta sexta-feira, resolvi fazer uma seleção básica de filmes catastróficos, angustiantes e até engraçados sobre o final do mundo.

Comecemos pelo excepcional A ESTRADA, baseado no não menos brilhante livro homônimo de Cormac McCarthy. A trama segue dois personagens (pai e filho) que depois de alguma catástrofe, que nunca fica realmente explicada, vão em direção ao sul dos Estados Unidos, em busca de condições melhores de sobrevivência. O filme é uma das coisas mais emocionantes que eu já vi. E ainda tem Viggo Mortensen, o Rei.




Danny Boyle (genial! genial!) já se arriscou em lidar com situações de fim de mundo. Em 28 DIAS acompanhamos o personagem de Cillian Murphy que sai do coma em um hospital abandonado às pressas, numa Londres vazia. As cenas daquela cidade tão pulsante vazia são terríveis, de doer o coração. Ao longo da trama vamos descobrindo que um certo vírus transformou as pessoas em seres raivosos e sem racionalidade alguma. Um dos filmes mais tensos que já vi.


Cineastas norte-americanos adoram jogar asteróides em nosso planetinha pálido ponto azul. ARMAGEDON, para mim, é uma bobagem sem tamanho. Mas IMPACTO PROFUNDO é muito bem feito, divertido e verdadeiramente angustiante. Afinal, que tecnologia temos para nos defendermos de um asteróide vindo em nossa direção. Nenhuma, caros leitores. De brinde ainda temos uma onda gigante engolindo Téa Leoni (entendam: eu sou eXcer e ela é casada com Duchovny) e Frodo antes de ser Frodo.


Tim Burton é um diretor muito criativo. E, na visão dele, o mundo acabaria com uma invasão de marcianos bem divertidos. Um dos filmes mais engraçados que já vi na vida. Se rever hoje vou rir tudinho novamente. Ainda temos Natalie Portman antes de CLOSER, BLACK SWAN e tudo de sensacional que ela já fez. E Jack Nicholson como o melhor presidente que os Estados Unidos já tiveram. rsrsrsrsrs


Nicolas Cage é um bom ator. Sério mesmo. Eu gosto dele atuando. E é em um desses filmes (PRESSÁGIO) que temos um verdadeiro final do mundo. Daqueles que não sobra nem o planeta Terra. Tirando a sequência final que quase me fez pedir o dinheiro do ingresso de volta, o filme levanta umas questões interessantes sobre o destino e a vida e ainda vai fundo na teoria de que a vida por aqui veio de fora. Uma coisa meio A VERDADE ESTÁ LÁ FORA, sabem. Mas, no final, é um filme bem interessante e que foi subestimado, o que é uma pena.


Não! Eu jamais esqueceria do sensacional O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS. A já clássica série de livros de Douglas Adams conta com um alienígena hilário, um humano sem-noção (o nosso Martin Freeman, aka, Bilbo Baggins) e um robot deprimido. Basicamente aquele típico humor inglês nonsense que é tão inteligente (e que eu adoro). Na história o nosso planetinha é "demolido" para a construção de uma auto-estrada galática. OK, não entrem em pânico e assistam ao filme porque vale a pena.


E, claro, para terminar temos 2012. O filme é uma besteira sem tamanho em termos de conhecimento científico. Eu acho que nunca ri tanto em minha vida com aquela história do núcleo da Terra sendo derretido. Mas ele mostra o nosso planetinha sendo arrasado e as cenas são incríveis! No final, cinema é imagem, né. Fora que tem o meu, o seu, o nosso amado John Cusack. Ou seja, como não amar esse filme? Guilty pleasure total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...