segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sobre porcos-espinhos

Eu estudo Francês e tenho a sorte de ter uma professora extremamente culta e interessada em nos fazer entrar em contato com aspectos da cultura dos países francofones. Foi com ela que descobri um grupo musical chamado PARIS COMBO (falo sobre ele em outro post).
Mas, no último sábado, ela se superou ao levar para nós o filme LE HÉRISSON ("O PORCO-ESPINHO), de 2009 e baseado no romance L'ÉLÉGANCE DU HÉRISSON, de Muriel Barbery (que acabei de comprar).
O filme segue Paloma, uma menina de 11 anos inteligente, precoce e suicida. Ela resolve que o que importa não é quando você morre mas o que você está fazendo ou prestes a fazer nesse momento. Assim, Paloma decide que vai fazer um filme e terminá-lo até o dia que escolheu para morrer.
E o tema? Os moradores de seu prédio de apartamentos de luxo, começando com a sua família e passando pelos dois mais interessantes: o novo morador japonês e a concierge.
Chegamos, assim, na personagem mais sensacional que vocês possam imaginar. Renée é viúva, tem 54 anos e aparentemente é a concierge perfeita. Mas, em seu apartamento, há um quarto fechado e repleto de livros. E esse canto/esconderijo define quem é Renée.
(Entendo completamente quando Paloma, completamente encantada pela personalidade de Renée, diz que no futuro quer ser concierge).
Ela é a mulher que não vive além de seus livros. Toda a vida dela é construída ao redor deles. Até que esse novo morador japonês chega e reconhece em Renée algo que ela nem lembrava mais que era: mulher. E uma mulher bastante interessante, elegante, bonita, inteligente...
Renée, então, encontra a vida. Melhor, a joie de vivre, a alegria de viver. Por isso a metáfora com o livro ANNA KARENINA. Anna largou todo o status de seu mundo de aparências para viver uma emoção real.  Infelizmente ela estava sozinha nisso, porque o interesse de Vronski era em outra coisa e não em um amor heróico que vence qualquer dificuldade.
Mas discorro sobre aspectos do filme que fogem do que queria escrever aqui. 
Poucas vezes vi um filme que tenha me emocionado tanto. Lembro apenas de EL SECRETO DE TUS OJOS, a trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, ÉDEN À L'OUEST e AMORES EXPRESSOS terem me emocionado tanto.
Sem dúvidas, LE HÉRISSON é um dos cinco melhores filmes que já vi em minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...