quarta-feira, 31 de outubro de 2012

The Winter is Coming

Poucas vezes em minha vida eu fiquei tão aficionada por uma obra de literatura como estou agora pela série de livros A SONG OF ICE AND FIRE, escrita por George R. R. Martin.
Claro que por ser uma obra de "fantasia", meio mundo compara esses livros a O SENHOR DOS ANÉIS, de J. R. R. Tolkien. Bem cá entre nós, Tolkien é Deus. Ninguém escreve como ele. Ninguém cria mundos como ele. Ninguém. 
E tem mais: Tolkien era inglês e os ingleses sabem como terminar seus livros ou peças. Eu não lembro de um único livro escrito por um inglês ou inglesa que tenha me decepcionado. Contudo não posso dizer o mesmo dos autores norte-americanos... Claro que existem grandes e sensacionais escritores saídos da terra de Obama e Hemingway é um deles. Mas, bom, é só uma impressão minha.
E isso assusta, sabem? Martin ainda está escrevendo os livros. Já foram lançados cinco (A GAME OF THRONES, A CLASH OF KINGS, A STORM OF SWORDS, A FEAST FOR CROWS e A DANCE WITH DRAGONS), mas a obra ainda está em aberto. E eu realmente espero que ele não coloque tudo a perder. O que sabemos é que Martin é imprevisível e mata personagens principais com a mesma rapidez que os cria.
Vou confessar aqui que não conhecia esses livros até ver a série da HBO chamada GAME OF THRONES. E que série! Até agora já foram duas temporadas. A primeira é extremamente fiel ao livro mas a segunda muda algumas coisas que, honestamente, podem prejudicar o andamento da terceira temporada. Vejamos o que eles farão. O bom é que a série mantém a trama da obra que é extremamente política e recheada de personagens fascinantes.
Por sinal, podem acreditar em mim quando digo que alguns dos personagens mais incríveis já imaginados estão nesses livros.
O meu predileto é o astucioso, inteligente, sofrido e engraçado Tyrion Lannister, brilhantemente interpretado por Peter Dinklage, na série da HBO:


Mas a Mãe dos Dragões, a khalessi Daenarys Targaryen tem o meu voto para ser a Rainha de Westeros. Quem a interpreta na série é Emilia Clarke:


A menina Arya (Maisie Williams) é outra das minhas prediletas. Que menina corajosa! Ela é brava, forte, emocionante e tudo de bom. Tenho uma amiga que vai chamar a primeira filha dela de Arya. E eu entendo o motivo:


E vejam que coisa! Quem interpreta Eddard Stark, personagem central no desenvolvimento da trama, é o meu adorado Sean Bean:


Claro que há ainda os personagens que adoramos odiar. Theon Greyjoy, Cersei e Joffrey Lannister são alguns deles. E como Martin não poupa sangue, suor, lágrimas, pedaços do corpo arrancados por senhores sádicos e por aí vai, eu já estou com pena do primeiro. 
Aliás, maniqueísmo é para os fracos, o que não há espaço nesses livros. Por isso, o que dizer do desenvolvimento de Jaime Lannister? Ou seja, Martin cria personagens críveis, com um lado bom e um lado ruim. Poucos são aqueles aparentemente Bons, como Brienne, ou aparentemente Péssimos, como o Bastardo Bolton.
Mas, no final, o mais legal são mesmo os dragões de Dany. Eu adoro os três. O preto é Drogon, o verde é Rhaegal e o branco (amarelado nessa foto) é Viserion:


Segundo informações dadas por um amigo, o próximo livro só no final de 2014. Bom, eu terminei o quinto agora há pouco e me sinto abandonada. A música desse momento é: 


Obviamente o que escrevi aqui não é uma tentativa de explicar a trama. Acho que todo mundo deveria, ao menos, ver a série. Até quem diz não gostar desses temas "fantasiosos" vai se surpreender com uma trama inteligente, cheia de política e politicagens, personagens inacreditáveis e muita, mas muita mesmo, Humanidade. Vale a pena! E eu quero mais!!!! (MARTIN, GIMME MORE!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...