quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Livros...

O livro SABINA SPIELREIN - DE JUNG A FREUD, de Sabine Richebächer, é a biografia da psicanalista russa Sabina Spielrein. 
Vinda de uma família rica de judeus russos, a jovem extremamente inteligente e sensível sofreu de histeria e foi tratada por Carl Gustav Jung através da psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud. Aliás, foi o caso terapêutico dela que aproximou Jung de Freud, e que teve parte na separação dos dois grandes psicanalistas.
Sabina conseguiu se recuperar e formou-se em medicina em Zurique. Casou, teve filhos, fez pesquisascom e foi a analista de Jean Piaget. Em 1923 acabou voltou para a Rússia onde foi dizimada pelos nazistas. 
Aliás, não "apenas" Sabina e suas duas filhas foram friamente assassinadas pelos soldados de Hitler, como toda a família dela foi morta por causa da intolerância religiosa e política. 
O pior: ela gostava da Alemanha, chegou a viver em Berlim e achava as pessoas de lá muito gentis. Nunca imaginou que algo assim poderia acontecer. 
E, para tornar a situação mais cruel: Jung, médico, ex-amante e amigo de Sabina, defendeu o regime nazista (!). Sim, vocês leram certo: C. G. Jung usou conceitos de suas teorias para defender o nazismo (!!). Não nos ensinam isso na faculdade de Psicologia, eu nem nunca tinha ouvido falar sobre essas simpatias políticas dele e confesso que fiquei extremamente decepcionada.
Para mim, a nossa profissão é de respeito às diferenças e saber que enquanto os seus colegas sentiam-se chocados e ameaçados com as idéias nazistas, Jung foi para o rádio defender Hitler (!!!) me deixou estupefacta.
A história de Sabina Spielrein é de força e lutas. É uma história vitoriosa de uma mulher extremamente corajosa. A contribuição dela à Psicologia foi brilhante e ela merece todo o nosso respeito.
Além desse livro, existem dois filmes bem conhecidos que focam principalmente no relacionamento amoroso de Sabina e Jung. São eles: JORNADA DA ALMA (http://www.imdb.com/title/tt0349995/) e UM MÉTODO PERIGOSO (http://www.imdb.com/title/tt0349995/). Ambos são bem interessantes, mas leiam o livro. Poucas vezes li algo que tenha me deixado uma impressão tão forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...