terça-feira, 21 de agosto de 2012

DE VOLTA À TERRA MÉDIA



Este blog vai ter um momento nerd agora. Estão vendo esse senhor aí na foto, todo simpático e serelepe? O nome dele é John Ronald Rueul Tolkien, a.k.a., J. R. R. Tolkien. Mais conhecido como o autor dos livros O SENHOR DOS ANÉIS.
Tolkien passou décadas criando a Terra-Média e todos os detalhes e mitos deste mundo imaginário. A trilogia OSDA é a mais conhecida, mas temos também os livros O HOBBIT e O SILMARILLION que relatam histórias sobre aquele mundo fantástico, além de inúmeros contos e obras inacabadas.
A riqueza de detalhes do universo criado por Tolkien é tão sensacional que em inúmeras ocasiões parece que estamos lendo um livro de história de algum país da Europa durante a Idade-Média.
Aí, esta que vos escreve nem nunca tinha ouvido falar sobre isso tudo quando há mais de dez anos, numa estreia, assistiu ao filme O SENHOR DOS ANÉIS: A SOCIEDADE DO ANEL, a primeira parte da trilogia.


A  sociedade do anel é composta por 9 membros (um mago, dois humanos, um anão, um elfo e quatro hobbits) que representam os povos livres da Terra-Média. Eles partem na missão de destruir o Um Anel de Sauron e, assim, destruir esse e o todo o Mal.
Não quero aqui comentar muito sobre a trama que, a esta altura do campeonato deve ser bem conhecida por todos. O meu objetivo é fazer um esforço de memória  das sensações que os filmes e livros nos trazem.
Pois bem, o primeiro filme simplesmente me deixou encantada. Eu saí do cinema "catando" uma cópia dos livros e não achava para vender. Tive que esperar por uma semana até comprar no BOMPREÇO o meu volume único. Gente, eu não comia, não dormia, nada! Eu li o livro sem parar. Levei cinco dias e terminei a leitura aos prantos. Totalmente emocionada por ter encontrado tanta sabedoria sobre o Humano em um livro de temática fantástica (detesto essa designação).
Revi o filme nos cinemas e esperei ansiosamente por mais dois anos para ver os outros dois filmes da trilogia, AS DUAS TORRES e O RETORNO DO REI.
Na época, eu lembro que me apaixonei pelos elfos. Aliás, sou apaixonada por eles até hoje. Eu venerava Legolas. 


Como não se apaixonar por um arqueiro lindo, imortal, que anda como um felino e fala élfico? rsrsrsrs Imaginem, então, a minha decepção quando vi que o ator que fazia Legolas não tinha, fisicamente, quase nada a ver com o personagem.


Não que Orlando Bloom seja feio. Muito pelo contrário! Ele é até bem lindinho. Mas não é Legolas, né? rsrsrsrs E tod@as queriam Legolas Greenleaf! Bom, eu queria. rsrsrs
No fundo, todos nós queríamos ser elfos mas com a alegria e descompromisso dos hobbits.


E, novamente graças ao diretor da trilogia baseada nos livros de Tolkien, teremos o prazer em reencontrar elfos, hobbits, anões, magos e humanos na Terra-Média no início do ano que vem: o filme O HOBBIT já tem data de estreia. E esta que vos escreve mal pode esperar. Afinal, revisitar a Terra-Média tem a mesma sensação de voltar para casa depois de uma longa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...