domingo, 6 de janeiro de 2013

Sobre a ArtFliporto

Eu sei que muitos de vocês já ouviram falar sobre a FLIPORTO. Ela é a Feira Literária que começou em Porto de Galinhas e que, agora, toma as ruas de Olinda uma vez por ano. Além da feira de livros, esta festa reúne artistas dos mais variados que tenham ligações com a literatura.
Em 2012 o homenageado foi Nelson Rodrigues, sendo assim, aconteceram sessões de cinema com filmes de Nevile Dalmeida baseados na obra do dramaturgo. E por aí vai.
Parte do grupo de pessoas que fazem a FLIPORTO criaram a revista ARTFLIPORTO. Ela é quadrimensal e reúne artigos e ensaios sobre cultura e arte.
Infelizmente, eu não tive o prazer de ler o primeiro número mas devorei o segundo e, bom, estou apaixonada. Não consigo citar nenhum ensaio ou artigo que não tenha gostado. E foi bem difícil escolher dois para detalhar aqui.
Dou destaque, assim, para a tremenda criatividade de "10 estudos sobre a ausência", que conta com fotos de Chico Ludemir e legendas de Adelaide Ivánova, além das resenhas de Bernardo Brayner. Na primeira parte dele somos brindados com imagens de porta-retratos vazias e com legendas das fotos que estavam ou estariam ali. Em seguida, Brayner elaborou a resenha de livros que poderiam ter sido escritos por autores famosos, como Kafka. Todo esse ensaio é brilhante e de uma criatividade sem precedentes.
Já "Olhai por nós", texto de Reginaldo Pujol Filho, faz um relato do português impecável mostrado nas frases pintadas em muros portugueses e que por vezes retratam a crise que assola o país mas, também, da peculiaridade do idioma em terras lusitanas. Um dos ensaios mais divertidos que já li.
(...)
Não vou resistir! Leiam o texto "19h". Foi muito interessante ler aquela história de perda, paixão, esquecimento e não conseguir esquecer.

Quem estiver interessado na revista pode comprá-la na LIVRARIA SARAIVA, do SHOPPING RIOMAR. Eu vi lá para vender há alguns dias. Mas deve ter em outras livrarias também.

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa quando a revista. Não sabia que tinham feito uma revista!
    A Fliporto aconteceu novembro/dezembro não foi? Lembro de ter visto reportagens nacionais sobre ele. Adoro esse tipo de festa/programa pela possibilidade de semear mais leitores e ainda ajudar o mercado literário.
    Lembro que a Fliporto aconteceu no mesmo período que a Bienal do Livro daqui até.

    ResponderExcluir
  2. Isso, Mari. Ela começou aqui no dia 15 de novembro. Foi muito bom. A revista é ótima. Eu acho que já chegou por aí. Não tenho certeza. Mas vou descobrir e te digo. :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...