segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Só o cinema salva

Fui ver ARGO sem saber quase nada da história. Claro que fiquei surpresa, logo no início, com a legenda de que ele é baseado em fatos reais. 
E a surpresa tornou-se abestalhamento quando expuseram o plano de tirar seis diplomatas americanos do Irã, em 1979, usando bicicletas. Assim: cada um ia pedalando por mais de 100 quilômetros até a fronteira com a Turquia durante o inverno com neve (!!!). Isso era ideia de homens da CIA e do Departamento de Estado dos Estados Unidos...
Aí, veio um agente da CIA com um plano mirabolante, estapafúrdio, estranho e engraçado envolvendo a produção de um filme de ficção científica falso. Segundo o agente em questão, esse era o melhor plano ruim.
Honestamente, eu fiquei tão descrente de que essa trama pudesse ser baseada em fatos reais que vim pesquisar quando cheguei em casa. E, bom, a história é verídica. Sério mesmo.
Tudo acontece no início de 1980 quando seis americanos, que fugiram da invasão popular à embaixada dos Estados Unidos no Irã e refugiaram-se na casa do cônsul do Canadá neste país, precisam ser retirados sem que ninguém do governo ou polícia do país descubram. Caso fossem pegos, seriam tortura e morte certas.
Assim, o governo americano começa a criar planos e estratagemas para realizar o resgate. É aí que entram o hilário projeto do passeio de bicicleta e a opção menos ruim da produção de um filme de ficção científica.
Pois bem, eles não apenas conseguem criar uma produção cinematográfica falsa, com direito a momentos inesquecíveis entre os ótimos Alan Arkin e John Goodman, como convencem o governo do Irã de que estão querendo rodar um filme no pais, mesmo com ele em guerra. E, bom, o final vocês conferem porque vale a pena ver o filme.
E, aqui, faço o meu momento mea culpa: Ben Affleck pode ser bom ator. Pode mesmo. Ele consegue transmitir emoção! Mais, ele é um baita de um diretor. ARGO foi dirigido por ele e que direção belíssima. O filme é tenso quando tem que ser, é emocionante quando tem que ser e que reconstituição de época! Eu fiquei surpresa. Altamente indicado.
Goodman, Arkin e Affleck em cena.

P.S.: Antes de ARGO passou o trailer de um filme bem interessante. Não decidi ainda se vou ver, afinal, quedas de aviões nunca são legais. Mesmo com Denzel, questiono o quão saudável e tranquilizador será, para mim, ver esse filme. rsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...